Curta nossa Página no Facebook

Transtorno de Personalidade Limítrofe

Compartilhe:

Esse Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL) pode ser reconhecido como Transtorno de Personalidade Borderline (TPB).

Limítrofes tendem a ter pensamentos e/ou atitudes autodestrutivas, muitas vezes propositais, como forma de se autopunir e/ou manipular. Aos olhos de conhecidos e amigos, podem ser adoráveis, comportados, tímidos. Com pessoas de sua intimidade (ex.: familiares), eles são tidos frequentemente como agressivos, irritantes, rebeldes e, não raro, mal-humorados. É comum briga constante no ambiente familiar. O perfil geral do transtorno também inclui uma inconstância de humor (labilidade emocional marcada por inúmeras mudanças constantes do humor num só mesmo dia), das relações interpessoais, da conduta e da identidade, que pode levar a períodos de dissociação.

Causas:

Os sintomas aparecem durante a adolescência ou nos primeiros anos da fase adulta e persistem geralmente por toda a vida. Essa fase pode ser desafiadora para o paciente, seus familiares e seus terapeutas, mas na maioria das vezes a severidade do transtorno diminui com o tempo.

Aspectos Sociais / Ambientais:

As perturbações sofridas pelos portadores do TPL alcançam negativamente várias facetas psicossociais da vida, como as relações no trabalho, casa, e ambientes escolares. Tentativas de suicídio e suicídio consumado são possíveis resultados sem os devidos cuidados e terapia.

A maioria dos estudos indica uma infância traumática (há uma intensa relação entre o abuso infantil e separação dos pais quando criança) como precursora do TPL, ainda que alguns pesquisadores apontem uma predisposição genética, além de disfunções no metabolismo cerebral.

Agende sua consulta Interno
  1. Agende sua Consulta

    Stabilis, juntos em busca do seu bem-estar.

  2. Nome
    Entrada Inválida
  3. Telefone
    Entrada Inválida
  4. E-mail*
    Entrada Inválida
  5. Mensagem
    Entrada Inválida
  6. 61 3222-7579 | 9252-3040

XiTech61 3222 - 7579 | 99252 - 3040
Centro Médico Júlio Adnet - SEPS 709/909 LT A Bloco B Sala 225
CEP: 70360-701 - Asa Sul, Brasília - DF | Dr. Régis Barros - CRM/DF 15031

Nos acompanhe: Facebook Clínica Stabilis Psiquiatria