Curta nossa Página no Facebook

Transtorno de Pânico

Compartilhe:

Ouça o áudio:

Este transtorno difundido em diversas reportagens da imprensa escrita e falada determina, por vezes, percepções equivocadas deste diagnóstico pela população. O achado principal desta patologia é o chamado “ataque de pânico” o qual pode ser definido como uma sensação de intensa ansiedade ou desconforto. No ataque de pânico, uma série de sintomas surge de maneira abrupta com duração não muito prolonga, embora a sensação do indivíduo que o tenha seja de muito tempo. 

Os sintomas que podem aparecer num ataque de pânico são: palpitações, taquicardia, dor torácica, náuseas, tontura, vertigem, desmaios, sensação de falta de ar, asfixia ou de sufocamento, sensações de formigamento e de dormências, sensação de que está vivenciado irrealidade ou saindo do corpo além de medo de está enlouquecendo ou morrendo. Com esta constelação de sintomas, é muito comum que a pessoa ao vivenciar repetidos ataques de pânico procure setores de emergências e médicos clínicos na perspectiva de que seu problema seja orgânico (cardiovascular, neurológico, etc). 

O transtorno de pânico acontece quando o indivíduo tem ataques de pânico repetidos e inesperados sem fatores desencadeantes claros. Em decorrência destes ataques repetidos, passa a ter medo de novos ataques e das possíveis conseqüências de tê-los. Este medo antecipatório bem como o comportamento da pessoa relacionado ao ataque pode levar a um importante prejuízo na vida da pessoa. Situações sociais, acadêmicas, laborais e de lazer podem ser abandonadas em face dos sintomas. 

A esquiva de locais abertos e com muitas pessoas cuja saída pode ser difícil caso aconteça um ataque de pânico, eventualmente, surge no decorrer do quadro. A isto chamamos de agorafobia. Diversas substâncias psicoativas podem levar a sintomas compatíveis de ataque de pânico. Neste caso, o diagnóstico de transtorno de pânico deve ser reavaliado, pois os sintomas são secundários a um agente externo.

Agende sua consulta Interno
  1. Agende sua Consulta

    Stabilis, juntos em busca do seu bem-estar.

  2. Nome
    Entrada Inválida
  3. Telefone
    Entrada Inválida
  4. E-mail*
    Entrada Inválida
  5. Mensagem
    Entrada Inválida
  6. 61 3222-7579 | 9252-3040

XiTech61 3222 - 7579 | 99252 - 3040
Centro Médico Júlio Adnet - SEPS 709/909 LT A Bloco B Sala 225
CEP: 70360-701 - Asa Sul, Brasília - DF | Dr. Régis Barros - CRM/DF 15031

Nos acompanhe: Facebook Clínica Stabilis Psiquiatria