Curta nossa Página no Facebook

Síndrome de Dependência a Substâncias Psicoativas

Compartilhe:

Ouça o áudio:

Diversas substâncias têm a capacidade de provocar dependência. Dentre elas podemos citar: álcool, maconha, cocaína e seus derivados (crack e merla), anfetamina, opióides, benzodiazepínicos, nicotina, etc. O uso continuado e intenso de substâncias psicoativas pode levar ao quadro clínico de dependência. Esta síndrome é caracterizada por um padrão mal adaptado de consumo da substância gerando diversos problemas na vida da pessoa. O indivíduo com esta síndrome pode necessitar de quantidades gradativamente maiores da substância utilizada a fim de obter os efeitos desejados, pois o uso continuado determinou redução do efeito provocado. 

Isto é costumeiramente chamado de tolerância. Quando o consumo da substância é suspenso ou ocorre redução da quantidade consumida, pode surgir uma constelação de sinais e sintomas que em conjunto são denominados de síndrome de abstinência. O uso da substância pode se tornar compulsivo de modo que as quantidades consumidas extrapolam a desejada pelo indivíduo. O tempo gasto com a procura, uso e recuperação dos efeitos da substância consomem boa parte do dia da pessoa. 

O controle em relação ao uso da substância gradativamente deixa de existir de modo que as tentativas de reduzir as quantidades utilizadas não têm sucesso. Com o consumo compulsivo e a impossibilidade de se controlar, o indivíduo começa a ter inúmeros problemas sócio-ocupacionais. Várias esferas da vida podem ser prejudicadas tais como: família, emprego, trabalho, acadêmica e social. Quando a dependência é estabelecida, o indivíduo pode manter o consumo da substância, apesar de ter consciência plena ou parcial dos diversos prejuízos em sua vida.

Agende sua consulta Interno
  1. Agende sua Consulta

    Stabilis, juntos em busca do seu bem-estar.

  2. Nome
    Entrada Inválida
  3. Telefone
    Entrada Inválida
  4. E-mail*
    Entrada Inválida
  5. Mensagem
    Entrada Inválida
  6. 61 3222-7579 | 9252-3040

XiTech61 3222 - 7579 | 99252 - 3040
Centro Médico Júlio Adnet - SEPS 709/909 LT A Bloco B Sala 225
CEP: 70360-701 - Asa Sul, Brasília - DF | Dr. Régis Barros - CRM/DF 15031

Nos acompanhe: Facebook Clínica Stabilis Psiquiatria