TRATAMENTOS

Retardo Mental

Tem como principal característica a redução da capacidade intelectual do indivíduo, deixando-a inferior à média habitual de acordo com cada idade. A pessoa apresenta dificuldades desde o início, para aprender a falar, no desenvolvimento neuropsicomotor e no comportamento adaptativo social.

Portadores desse transtorno são completamente dependentes de outras pessoas e precisam de cuidados dobrados com multiprofissionais, a fim de minimizar os problemas que vão surgindo por causa dessa deficiência.

Causas:

A deficiência mental resulta de uma alteração na estrutura do cérebro enquanto ainda está em formação, indo da vida intra-uterina até a vida pós-natal. E como em todas as enfermidades, quanto mais cedo tiver o diagnóstico correto, melhores e mais rapidamente aparecerão os resultados da reabilitação das lesões cerebrais.

A deficiência intelectual pode ter várias causas, entre as principais estão os fatores genéticos, perinatais (ocorridos durante a gestação e o parto) e pós-natais. O diagnóstico correto dos fatores de causa no momento do nascimento pode não só amenizar os sintomas (prevenção secundária), mas até mesmo evitar o dano cerebral, entre outros danos, serão causa de lesão cerebral.

Aspectos Sociais / Ambientais:

A deficiência intelectual manifesta-se no paciente sempre no estágio anterior aos dezoito anos de idade. Assim fica claro que, ao contrário da Demência, a Deficiência Mental se caracteriza por transtornos no desenvolvimento, não por degenerações cognitivas.

É importante não confundir deficiência mental ou intelectual com doença mental. A pessoa com necessidades especiais mantém a percepção de si mesmo e da realidade que a cerca, sendo capaz de tomar decisões importantes sobre sua vida.

As doenças mentais atingem o comportamento das pessoas, pois lesam outras áreas cerebrais, não a inteligência, mas o poder de concentração e o humor.