Curta nossa Página no Facebook

Esquizofrenia

Compartilhe:

Os sintomas costumam aparecer meses antes de um primeiro surto, mas infelizmente eles não são específicos da doença e não permitem um diagnóstico precoce do transtorno. Seu aparecimento é mais costumeiro entre 15 e 25 anos.

Podem ocorrer comportamento hiperativo (inclusive desde a infância), desatenção e dificuldades de memorização e aprendizado, sintomas de ansiedade, desânimo, desinteresse generalizado e humor depressivo. O início do transtorno pode ser confundido com depressão ou outros transtornos ansiosos como pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade generalizada.

Causas:

É comum haver dificuldade ou descontinuidade de atividades regulares, como escola, cursos, trabalho, esporte ou lazer, algum tempo antes do primeiro surto. Há, também, maior dificuldade para viver relações sociais e familiares.

Diversas são as causas dessa enfermidade: mudanças na química cerebral, fatores genéticos e mesmo alterações estruturais. A origem viral e traumas encefálicos não estão descartados. A esquizofrenia é provavelmente um grupo de doenças relacionadas, algumas causadas por um fator, outras, por outros fatores.

Aspectos Sociais / Ambientais:

O indivíduo perde a noção do que é real e do que é fantasia durante os surtos psicóticos, um estado mental agudo caracterizado por grave desorganização psíquica e fenômenos delirantes ou alucinatórios, com perda do juízo crítico da realidade.

A falta de vontade ou da persistência em algumas atividades da vida cotidiana é vista pela maioria dos familiares como sinal de preguiça ou má vontade. Mas, este é um sintoma da esquizofrenia.

Os pacientes tendem a escolher atividades mais passivas, onde não é exigido esforço físico ou cognitivo, como assistir TV, ouvir rádio, ou mesmo passar grande parte do tempo ociosos.

As deficiências da vontade são responsáveis por grande parte das dificuldades em atividades produtivas, como trabalho e estudos, e sociais, contribuindo para maior isolamento.

Agende sua consulta Interno
  1. Agende sua Consulta

    Stabilis, juntos em busca do seu bem-estar.

  2. Nome
    Entrada Inválida
  3. Telefone
    Entrada Inválida
  4. E-mail*
    Entrada Inválida
  5. Mensagem
    Entrada Inválida
  6. 61 3222-7579 | 9252-3040

XiTech61 3222 - 7579 | 99252 - 3040
Centro Médico Júlio Adnet - SEPS 709/909 LT A Bloco B Sala 225
CEP: 70360-701 - Asa Sul, Brasília - DF | Dr. Régis Barros - CRM/DF 15031

Nos acompanhe: Facebook Clínica Stabilis Psiquiatria