Medicina significa amor

love

Lembro-me de um antigo artigo que escrevi intitulado “Afastar-se da medicina para se aproximar da medicina”

(http://www.stabilispsiquiatria.com.br/…/160-afastar-se-da-m…)

Lembro-me, também, de que o escrevi em meio a percepção não muito feliz sobre como a medicina vem se constituindo. Além de lamentar, como o jovem estudante de medicina vinha se preparando para a nobre missão de ser médico.

Aqui, eu destacarei, novamente, um trecho do artigo:

“…Como médico, eu darei, aqui, um conselho para quem desejar fazer medicina e se tornar um médico: “afaste-se, eventualmente, da medicina para se aproximar da medicina”. Ou seja, não fique preso somente ao conteúdo programático do curso de medicina e às suas tarefas teóricas e práticas. Leia algo de filosofia, psicologia, sociologia, antropologia, cultura e religião. Participe do mundo e aprenda com aqueles que gostam caridosamente de cuidar, mesmo que eles não tenham diplomas de cursos superiores. Lembre-se de que o humanismo é a essência para a existência da medicina e que, sem ele, a medicina poderá ser cooptada por interesses financeiros, especuladores e de controle. Seja médico, proteja isto e nunca se permita ser seduzido por outros fascínios capazes de neutralizar o seu humanismo. O médico ama e, portanto, é um grande agente do amor humano. Ame intensamente …”

Boa semana

Régis Eric Maia Barros

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>